A maioria das mulheres vão ter sintomas da menopausa, mas menos da metade fazem reposição hormonal. Algumas não desejam usar hormônios, outras não podem usar hormônios e ainda tem aquelas que não são orientadas.
Mas será que existe uma opção de tratamento não hormonal para os sintomas da menopausa?
Os calores, a labilidade emocional (irritação, melancolia, choro fácil) e insônia podem melhorar com as classes de antidepressivos, ansiolíticos e anticonvulsivantes. Essas medicações são usadas por um período curto de tempo e em pequenas doses, apenas para garantir uma passagem mais tranquila pelos primeiros anos da menopausa.
Alguns fitoterápicos à base de extratos de soja, tribullus terrestris, extrato de amora, cimicifuga racemosa e valeriana são usados com alguma melhora quando os sintomas são leves. Mas os estudos são ainda controversos.
Acupuntura e mindfulness também estão na lista de tratamentos alternativos com boa resposta para os sintomas da menopausa.
Alimentação saudável com menos consumo de café e bebidas quentes, roupas leves e banhos gelados parecem aliviar momentaneamente a temperatura corporal.
O mais importante é entender que existem opções de tratamento não hormonal para se passar pela menopausa de uma forma mais suave, buscando qualidade de vida.
Nenhuma informação aqui substitui sua conversa com seu médico. Não tome nenhuma medicação sem acompanhamento, mesmo aqueles considerados “naturais” ou “a base de plantas”.