
Reposição de testosterona é apenas para homens?
Não.
A testosterona é um hormônio produzido pelos ovários e glândulas supra-renais ao longo de várias fases da vida da mulher. Começa a cair por volta dos 40 anos. Então, é um hormônio feminino também.
A testosterona tem papel importante na disposição física, no bem-estar, nos músculos, nos ossos, na saúde mental, na libido e na autoestima.
Mas não confunda testosterona com “anabolizantes”. Os anabolizantes são substâncias sintéticas usadas para maximizar os efeitos da testosterona, principalmente para desempenho, como ganho de massa muscular e força.
Em excesso, a testosterona pode causar irregularidade menstrual, hirsutismo (aumento de pêlos), engrossamento de voz, aumento de clitóris e acne. Cuidado também com a piora do HDL (tipo de colesterol bom) e alopécia androgenética (calvície, afinamento e perda de cabelo no topo da cabeça).
Esses efeitos colaterais são mais comuns com o uso de “anabolizantes”.
Não é aqui o nosso caso. Principalmente na menopausa, a testosterona é bem vinda sim, quando bem acompanhada.
Dúvidas Frequentes
Quais as contraindicações para as mulheres?
Uma contraindicação absoluta é gravidez. Mulher grávida não pode fazer reposição de testosterona. Nas pessoas com histórico de infarto do coração, AVC, doença aguda do fígado e câncer de mama, também a testosterona é contraindicada