fbpx
(11) 5083-6934 # 5083-5995 contato@teresaembirucu.com.br

O sangramento após relação sexual deve ser olhado com atenção. Após a primeira relação sexual pode acontecer pelo atrito com a mucosa do hímen. Mas quando o sangue aparece de forma frequente após transar, deve ser investigado com ajuda do ginecologista.

O sangue pode surgir por trauma, principalmente quando a penetração ocorre de forma mais vigorosa ou quando a mulher está menos lubrificada e pouco excitada. As mulheres que estão na menopausa e sofrem com atrofia genital e secura vaginal, geralmente se queixam de sangramento pós-coito e devem ser vistas com cuidado.

Mas também pode ser por alguma infecção no colo uterino ou na vagina, causada por bactérias, fungos ou vírus. Assim como “feridas no colo do útero”, que podem ser glândulas cervicais normais (chamada de ectopia) ou causadas pelo vírus HPV, por exemplo.

Há chance de sangramento após o coito se a mulher estiver próximo do período menstrual ou quando tem “spoting” ou “escape” com o uso de pílula. Do mesmo jeito, se está com DIU não hormonal ou o hormonal, o sangramento pode acontecer.

Outras causas que devem ser levantadas são a presença de mioma, de pólipos uterinos ou no canal do colo do útero e até mesmo de câncer ginecológico (no útero, no colo do útero ou na vagina).

Não se pode esquecer de pensar na possibilidade de gravidez, quando a mulher apresentar sangramento e estiver na idade fértil, sem contracepção.

Então, como se pode observar, a origem de um sangramento genital após o sexo tem que ser checada em conjunto com o ginecologista. A suspeita de onde vem o sangue, vai depender da quantidade, da coloração, se associado a dor ou não, da frequência que ocorre e das situações envolvidas. Importante a mulher notar se tem dor pélvica, febre e alterações na secreção vaginal. Provavelmente alguns exames complementares serão necessários, como colher o Papanicolaou, colposcopia e ultrassonografia transvaginal para ajudar no diagnóstico.

O sangramento pós-relação vai ser um sinal de alerta. Se achar a quantidade do sangue muito aumentada ou vermelho vivo, associado a dor, deve procurar um atendimento mais rápido, talvez até um Pronto Socorro.

InstagramFacebookWhatsApp