fbpx
(11) 5083-6934 # 5083-5995 contato@teresaembirucu.com.br

A menopausa é um período que traz uma série de sintomas que variam de mulher para mulher, afetando de maneira significativa a qualidade de vida. Com ela, também surgem dúvidas relacionadas a reposição hormonal.

Sintomas como ondas de calor, alterações de humor, ansiedade, irritabilidade e diminuição da libido são apenas algumas das alterações que podem surgir durante a fase.

Esses sintomas podem ser desafiadores, mas é importante saber que existem opções de tratamento para tratá-los.

A reposição hormonal pode ajudar a reduzir muitos dos sintomas da menopausa, que se tornam desconfortáveis e interferem na qualidade de vida e dia a dia da mulher.

É essencial dizer que o tratamento de reposição hormonal não é padronizado, mas sim planejado de maneira personalizada, levando em consideração as necessidades e vontades de cada paciente.

O tratamento pode incluir o uso de hormônios, como: estrogênio, progesterona e testosterona.

Algumas mulheres podem experienciar alguns efeitos colaterais, como dores de cabeça, retenção de líquidos e náuseas, mais comuns no início da terapia hormonal.

Mas para melhorar a qualidade de vida na menopausa não podemos focar apenas nos hormônios.

É super importante a conversa sobre estilo de vida, atividade física, alimentação, horas de sono, meditação e como anda a satisfação sexual.

Esse material é informativo e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou autotratamento.

Dra. Teresa Embiruçu | CRM: 132211 | RQE: 37735.