Uma das transições mais importantes na vida da mulher é para a menopausa. O corpo e a cabeça vão mudando e muitas pessoas são pegas de surpresa. Veja os sinais e sintomas mais frequentes:
- Ondas de calor (junto com um suor esquisito, meio pegajoso e de repente um frio)
- Sangramentos irregulares (um fluxo aumentado em quantidade e número de dias, com intervalos maiores)
- Cansaço, falta de disposição e de energia (uma preguiça, um desânimo)
- Falta de desejo sexual (diminui a vontade até de aceitar um carinho)
- Piora da memória e da concentração
- Oscilação do humor (a tolerância vai embora, uma irritação pra tudo)
- Alteração do sono
- Acúmulo de gordura (principalmente na barriga)
- Mudança na pele (maior flacidez)
- Ressecamento Vaginal
- Perda de massa óssea (osteoporose)
Importante reconhecer em você ou ajudar quem está ao seu redor a perceber a menopausa chegando. A transição para a menopausa pode ser mais suave.
Terapia Hormonal
A terapia hormonal está indicada na “janela de oportunidade”! Ou seja, devemos pensar em reposição hormonal entre o início dos sintomas climatéricos e até em torno de 10 anos após a menopausa. Quanto mais cedo começarmos, mais seguro e mais benefícios no coração, no osso, na pele, na saúde vaginal e na qualidade de vida geral.
A menopausa é um marco fisiológico considerado como a parada da menstruação por um período de 1 ano. Acontece quando os ovários esgotam a produção dos hormônios, principalmente estrogênio e progesterona, mas também de testosterona. Os ovários podem falhar antes de falirem totalmente.
Desafios da Menopausa
O grande desafio da menopausa é: equilibrar mente – corpo – expectativa social. É um momento de mudança: como foi a vida até aqui e quais sonhos podem ser reformulados. Buscar novos modelos e padrões. Sem medo de seguir em frente. A vida não para.
O tratamento também é desafiador. Envolve atividade física, alimentação, reposição de cálcio e vitamina D (para o osso), de vitamina B (para sistema nervoso), terapia hormonal (com estrogênio e testosterona para quem precisa) e higiene do sono.
A expectativa social deve ser dentro da realidade de cada um. A comparação com a vida nas redes sociais não é justa e não te ajuda.
Reposição Hormonal durante a Menopausa engorda?
A reposição (ou terapia) hormonal não é a grande vilã do aumento de peso na menopausa. O acúmulo de gordura ao redor do abdômen, a perda de massa magra (de músculos) e o metabolismo mais lento acontecem com a menopausa e com o avançar da idade.
Não é culpa da terapia hormonal!
Mas com o início da reposição dos hormônios, por 2 a 3 meses, podem surgir inchaço, retenção de líquidos e estufamento abdominal. Se esses sintomas não melhoram com o tempo, temos que pensar em reduzir a quantidade de hormônio, trocar o tipo de hormônio ou a via de administração.
Não podemos esquecer que a resposta vai ser sempre individual. Por isso, insisto nas consultas, além dos hormônios em dia, precisamos checar alimentação e atividade física.