fbpx
(11) 5083-6934 # 5083-5995 contato@teresaembirucu.com.br

Quais os erros mais comuns que podem prejudicar a saúde da pessoa com vagina?

❌Lavar dentro da vagina. A vagina é mucosa. Mucosa a gente não lava. Alguém passa pasta de dente e escova na bochecha?

❌Usar papel higiênico de trás para frente. Risco de levar bactérias do ânus para vagina. Pode causar infeção urinária e vaginites.

❌Usar cotonetes ou buchas vegetais para lavar a região íntima. Pode ressecar e tirar a proteção natural, até causar arranhões com o atrito. Lave com as mãos mesmo.

❌Demorar para trocar os absorventes internos ou externos. Deve-se respeitar o tempo de troca sugerido pelo fabricante e trocar mesmo que não esteja cheio.

❌Não fazer xixi após a relação sexual. Fazer xixi após o sexo ajuda a limpar a uretra e evita infecção urinária!

❌Usar duchas vaginais com jato forte de água e direcionado para a uretra ou para dentro da vagina. Pode causar atrito, favorecendo infeção urinária e vaginites.

❌Excesso de lavagem. Não adianta esfregar demaaaais! Vagina tem cheiro de vagina. Ideal que a higiene seja 2 vezes ao dia. No período menstrual 3 vezes ao dia. Tempo médio não passar de 1 minuto.

Prefira usar sabonete líquido (não em barra). Se dedique mais na higiene entre os grandes e pequenos lábios para retirar o acúmulo das células mortas e a oleosidade (chamamos esmegma). A virilha também é região de muita umidade e merece atenção.

Usar o chuveirinho com a água corrente na direção de cima para baixo (ou do umbigo para o pé) não tem problema. Principalmente depois da relação sexual. Assim não precisa ter preguiça de tomar um banho de corpo todo.

Importante! Não é a higiene depois do sexo que evita infeções sexualmente transmitidas. Aí, só a camisinha mesmo. Ok?

Ficou longo. Mas achei que ficou útil. 😊

InstagramFacebookWhatsApp