fbpx
(11) 5083-6934 # 5083-5995 contato@teresaembirucu.com.br

Este conteúdo é dedicado às pessoas que estão incertas sobre se estão ou não em climatério.

Primeiramente, considere a sua idade. Se você tem mais de 40 anos, especialmente acima dos 45, é possível que o climatério esteja se aproximando. Embora a menopausa na mulher brasileira geralmente ocorra por volta dos 45 aos 50 anos, marcada pela última menstruação, é importante destacar que o climatério engloba tanto o período pré-menopausa quanto o pós-menopausa.

O segundo ponto a se observr é o seu ciclo menstrual. Se estiver alternando períodos de menstruação frequente (mais de uma vez por mês) e menstruação espaçada, pode indicar que seus ovários estão começando a falhar na produção dos hormônios.

O terceiro e mais reconhecido indicador são os sintomas físicos e emocionais. Se você tem experimentado ondas de calor, insônia, cansaço, irritabilidade, ganho de peso, ressecamento vaginal e perda do desejo sexual, esses são sintomas comuns do climatério. Cerca de 70% das mulheres apresentarão pelo menos um desses sintomas, e a intensidade varia individualmente, embora, na maioria dos casos, seja suficientemente impactante para afetar a qualidade de vida.

O climatério marca o término da capacidade reprodutiva da mulher, não o fim de sua vida produtiva. Existem opções de tratamento, tanto hormonais quanto não hormonais, disponíveis para restaurar a qualidade de vida durante essa fase. Ter um ginecologista ao seu lado é fundamental para enfrentar esse período com tranquilidade.