O vaginismo é uma contração involuntária da musculatura ao redor da vagina, dificultando a penetração de dedo, pênis e qualquer outro objeto por dor ou medo de sentir dor.
Os tratamentos tradicionais para o vaginismo incluem fisioterapia pélvica, exercícios com dilatadores vaginais e psicoterapia.
Em algumas situações específicas, quando todo esse acompanhamento multidisciplinar melhorou, mas ainda não o suficiente, a toxina botulínica (Botox é uma marca comercial) é uma opção de tratamento.
Mas afinal, o que é a toxina botulínica? 🤔 É uma substância que inibe a contração muscular, “paralisando” temporariamente aquele músculo de trabalhar.
Você provavelmente já ouviu falar do Botox em relação ao rejuvenescimento facial, porque diminui a formação de rugas causadas pelos músculos da face.
O procedimento é realizado no consultório médico e a aplicação é com agulha… o que nem sempre vai ser confortável.
É importante mencionar que o efeito da toxina botulínica pode levar de 10 a 15 dias para se manifestar completamente e geralmente dura em média de 4 a 6 meses. Em alguns casos, pode ser necessário repetir o procedimento depois de alguns meses.
Não vamos começar o tratamento pela toxina botulínica. A indicação é depois que já houve um acompanhamento com fisioterapia e psicoterapia.
Na dúvida, converse com seu médico.