O Papanicolau, também conhecido como citologia oncótica cervical, é um exame simples realizado no próprio consultório, com o objetivo de identificar precocemente alterações no canal vaginal e no colo do útero.
O exame consiste na coleta de células do colo do útero, que são analisadas para encontrar possíveis presença de células pré-cancerígenas.
Em geral, o exame é indicado para pacientes que já possuem vida sexual ativa, principalmente a partir dos 25 anos de idade. Após dois anos seguidos com resultados sem alterações, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos, segundo o Ministério da Saúde.
Para pacientes em que o resultado aponta alguma alteração, ou já houve algum tratamento prévio para lesão pré-cancerosa, ou na presença de imunidade baixa, o caso deve ser acompanhado de perto, e o intervalo do exame pode variar entre a cada seis meses ou anualmente.
O exame é realizado, em média, até os 65 anos. Apesar do risco do câncer do colo do útero diminuir conforme a idade, pacientes nessa faixa etária ainda devem manter o acompanhamento ginecológico.
Muitas pessoas ainda se sentem mais seguras em realizar a coleta anual ou até mesmo começar antes dos 25 anos.
Cada pessoa deve ser avaliada individualmente, levando em consideração seus medos e histórico de saúde sexual.
Importante!! Mesmo se não for colher o Papanicolau, a pessoa precisa ser examinada! O auto-olhar com espelhinho também faz parte desse controle. Se perceber algo diferente, procure o médico.
Você mantém a realização do Papanicolau no período indicado?