fbpx
(11) 5083-6934 # 5083-5995 contato@teresaembirucu.com.br

Nosso corpo sempre irá nos dar sinais de que está perto da ovulação. Você já notou essas mudanças durante o seu período fértil?

  • Secreção vaginal transparente, o que chamamos de “clara de ovo
  • Aumento da libido
  • Aumento da temperatura corporal
  • Alteração do Humor

Neste momento do ciclo, a mulher tem mais chances de engravidar, já que são cerca de cinco dias, contando o dia da ovulação e dois dias antes e depois.

Em um ciclo de 28 dias, contando a partir do primeiro dia da menstruação, a ovulação geralmente ocorre no 14º dia, e o período fértil fica entre o 12º e 16º dia do ciclo. Mas não necessariamente vai ser assim tão matemático.

Ciclos irregulares acabam confundindo as pacientes no momento de calcular o período fértil. Vale observar uns três ciclos para ter uma média.

Essas quatro mudanças são as mais características do período, principalmente o aumento da libido como uma resposta hormonal.

A secreção vaginal pode se tornar mais clara, com um aspecto clara de ovo, para facilitar a chegada do espermatozoide ao óvulo.

Além desses sinais, também é possível perceber um inchaço nos seios, uma leve cólica e mudanças na oleosidade da pele.

Existem alguns testes de ovulação disponíveis em farmácias para ajudar a identificar o período.

Ele é bem parecido com o teste de gravidez, a diferença é que a mulher deve fazer o teste diariamente após a menstruação e acompanhar o ciclo, com o resultado indicando os níveis de hormônio.

Outro dado importante para quem quer engravidar é: vale mais a pena ter uma rotina de relação sexual a cada 72 horas pelo menos, porque é o tempo que o espermatozoide permanece na vagina.

Você tem facilidade para acompanhar o seu período fértil?

Esse material é informativo e não deve ser utilizado para autodiagnóstico ou autotratamento.

Dra. Teresa Embiruçu | CRM: 132211 | RQE: 37735.